Pular para o conteúdo

Tel: (21) 3337-1062 | (21) 3344-0013 | (21) 3576-1312

Serviços

cardiologia

Cardiologia

O serviço de cardiologia do Hospital Veterinário Chipi Care - HCC é preparado para o atendimento das doenças cardiorrespiratórias do seu pet. Nossa equipe de Cardiologistas Veterinários é especializada em diversos exames, como eletrocardiograma, ecodopplercardiografia, mensuração da pressão sanguínea e exames radiográficos.

Cães e gatos podem sofrer com diversas enfermidades cardiorrespiratórias. Essas doenças podem ser causadas por idade avançada, parasitas, traumas (atropelamentos, brigas) ou, até mesmo, por uma predisposição da raça.

Há, também, doenças cardíacas congênitas (em filhotes), doenças valvares de tricúspide, tumores cardíacos, alterações de pericárdio e problemas pulmonares como asma, pneumonia, pneumotórax e edema pulmonar.

Os sintomas mais comuns de doença cardiorrespiratória incluem cansaço ao mínimo esforço, secreção nasal, falta de ar, língua azulada, tosse, sopro cardíaco, aumento de volume abdominal, desmaio, intolerância ao exercício e outros.

raio x

Raio X digital

A radiografia é um exame indispensável aos grandes centros veterinários. Este é um método que atua em diferentes etapas, da triagem ao diagnóstico definitivo, auxiliando grandes áreas do conhecimento: oncologia, cardiologia, pneumologia, ortopedia, dentre outras.

Hoje, com a tecnologia digital aplicada aos exames de raios-X, o radiologista realiza exames em um tempo reduzido e com uma menor quantidade de radiação aplicada ao paciente. A utilização de softwares permite a intervenção na imagem radiográfica, o que resulta em diagnósticos mais preciso.

O Hospital Veterinário Chipi Care - HCC conta com estrutura para realização de exames radiográficos todos os dias da semana, com qualidade digital e profissionais altamente capacitados.

oftalmologia

Oftalmologia

Assim como em humanos, oftalmologia é a parte da medicina que cuida da saúde ocular. A procura por essa especialidade da medicina veterinária aumentou bastante nos últimos anos. Em parte, porque os animais vivem mais e, em outra, porque seus proprietários estão mais conscientes da importância de melhorar a qualidade de vida de seus pets.

Geralmente, cães e gatos fazem uma consulta com um oftalmologista veterinário por indicação do veterinário “clínico geral”. Nesse caso, os profissionais trabalharão em conjunto para tratar seu companheiro.

Mas lembre-se de que, assim como nós, o seu bichinho deve ir ao especialista uma vez ao ano para prevenir e diagnosticar precocemente qualquer doença ocular ou sistêmica, principalmente os animais com mais de seis anos.

Caso não seja possível reverter o quadro, a consulta ao especialista será de extrema importância para que o proprietário aprenda a lidar com a doença.

dermatologia

Dermatologia

A pele é o maior órgão do corpo e tem função de barreira entre o organismo e o ambiente — e também de interface de contato entre eles.

O sintoma mais comum de doenças de pele, o prurido, é extremamente incômodo para os animais. Causando prurido ou não, as alterações na pele e nos condutos auditivos estão presentes em grande parte das consultas em uma clínica veterinária.

Talvez pela alta frequência das doenças dermatológicas, tal especialidade tenha se desenvolvido tanto nas últimas décadas, tanto no número de profissionais quanto na qualidade dos serviços.

O Hospital Veterinário Chipi Care - HCC oferece serviço especializado de dermatologia, com foco no diagnóstico preciso, no bem estar do paciente (cão ou gato) e na tranquilidade do proprietário.

internação

Internação/Hospital 24h

O Hospital Veterinário Chipi Care - HCC possui quatro setores de internação, sempre com veterinários responsáveis exclusivos, além de uma equipe de enfermagem específica que cuida da alimentação, higiene e medicação 24 horas por dia.

1. Setor de Infecciosos
Restrito a animais que apresentam doenças infectocontagiosas. Ambiente apropriado, sem riscos de infecção para outros animais.

2. Setor de Gatil
Internação própria para felinos.

3. Setor Pós-operatório
Recebe os animais após o procedimento cirúrgico até a recuperação completa. O acompanhamento é integral, com monitoração dos parâmetros vitais até a liberação do animal em perfeito estado.

4. Setor de Internação Geral
Para os casos não enquadrados nos setores descritos acima.

ultrassonografia

Ultrassonografia

A ultrassonografia é um exame que ajuda o clínico médico veterinário a guiar seus diagnósticos. A mais conhecida é a ecografia abdominal, utilizada para diagnóstico e acompanhamento gestacional e para a avaliação morfológica dos órgãos, glândulas e estruturas locais.

O eletrocardiograma e o ecodopplercardiografia são exames complementares que auxiliam o cardiologista no fechamento do diagnóstico com mais eficiência.

O ultrassom pode ser fundamental para auxiliar o médico veterinário na decisão de realizar ou não uma cirurgia e pode ser solicitado quando o cão ou o gato apresentam perda de peso, falta de apetite, volume abdominal, gestação, vômitos e diarreias, dentre outros quadros. Com o exame, é possível verificar, em tempo real, possíveis anormalidades nos órgãos examinados.

cirurgia

Cirurgia

Muitas doenças em cães e gatos dependem de tratamento cirúrgico. Algumas são cirurgias eletivas, que são agendadas com antecedência, outras com caráter de urgência, para o tratamento de doenças com evolução rápida e em caso de traumas.

A castração é um exemplo de cirurgia eletiva e é muito praticada para evitar os transtornos relacionados ao cio das fêmeas e para prevenção de doenças.

As cirurgias emergenciais são aquelas cuja a doença traz risco para a vida do animal. O maior exemplo de cirurgia emergencial na veterinária é a dilatação/torção gástrica, que ocorre em cães grandes e pode levar à morte caso o tratamento clínico e cirúrgico não seja rápido.

Outro grupo é o das cirurgias indicadas para o diagnóstico de doenças (cirurgias exploratórias e biópsias), que são realizadas quando o diagnóstico da doença depende da direta visualização dos órgãos e coleta de fragmentos para análise.

Laboratório

Laboratório

O Hospital Veterinário Chipi Care - HCC possui laboratório próprio para análises clínicas. Essa é uma ferramenta extremamente útil para prevenção, diagnóstico definitivo de algumas doenças e para o acompanhamento do processo ou dos resultados do tratamento.

Possuir um laboratório próprio agiliza o processo de tratamento. Quanto menor o tempo entre a coleta e a análise do material coletado, mais fidedigno será o resultado, pois o mesmo sofrerá menos interferência.

Animais Silvestres

Animais Silvestres

Não é de hoje que se observa um aumento no número de pessoas que optam por manter como pets animais diferentes dos convencionais cães e gatos. É cada vez mais comum a presença de papagaios, jabutis, hamsters, calopsitas, lagartos, coelhos e outros sendo mantidos em residências como animais de estimação.

Surgiu então a necessidade de profissionais aptos a atenderem tais animais, respeitando suas características individuais e particularidades específicas.