Cão sendo vacinado | Quais são as principais vacinas para cães?

Quais são as principais vacinas para cães?

Para manter a saúde dos cães em ordem, é preciso pensar em prevenção de doenças. A maneira mais eficiente é seguir corretamente o calendário de vacinas para cães. Por segurança, o recomendado é que a aplicação seja feita em um hospital veterinário.

Quais são as primeiras vacinas para cães?

As primeiras vacinas que serão tomadas por todos os cachorros são V8 e V10, chamadas de vacinas múltiplas, e a vacina antirrábica. O cronograma das V8 e V10 é o seguinte:

  • Primeira dose quando o cão tiver 45 dias de vida.
  • Segunda dose quando o cão tiver 66 dias de vida.
  • Terceira dose quando o cão tiver 87 dias de vida.

A vacina antirrábica é dada em cães a partir de 129 dias de vida. A reaplicação das vacinas antirrábica e V8 é feita todos os anos. Se você encontrou o seu cão na rua e não sabe se ele foi vacinado, o calendário acima também tem validade. Cães adultos que perderam a época certa de vacinação também podem seguir este programa. É importante reforçar que cada vacina deve ter intervalo de 21 dias entre elas.

Filhotes que ainda não completaram 45 dias não devem ser vacinados, a não ser que a mãe dos filhotes não tenha tomado vacina.

Tabela de vacinação para cães

Existe uma tabela que pode ajudar bastante na agenda de vacinação para cães:

  • Cães com idade de 6 a 8 semanas devem tomar vacina V8 e V10;
  • Cães com idade de 12 semanas devem tomar a dose de reforço de V8 e V10, vacina para Giardíase e para Gripe Canina;
  • Cães com idade de 16 semanas devem tomar a última dose de reforço para V8 e V10, dose de reforço para Giardíase, dose de reforço para Gripe Canina e vacina Antirrábica;
  • Com mais de um ano de vida, o animal toma uma dose por ano de vacina para Raiva, Giardíase, V8 ou V10, além de Gripe Canina;
  • É muito importante ficar sempre atento à reaplicação.

Quais são as possíveis reações da vacina em filhotes?

Os filhotes podem sofrer algumas reações às vacinas, e o dono vai notar algumas mudanças em seu comportamento, como desânimo e prostração. O animal também pode ficar com febre e com um inchaço na área onde foi feita a aplicação. Essas reações devem passar depois de 24 horas, caso contrário, é necessário avisar o veterinário.

Qual a importância de dar todas as vacinas nos cães?

Existem outras vacinas além das que foram mencionadas acima. Elas são extremamente importantes para a saúde do animal e dos humanos. É o caso da imunização contra leishmaniose, uma doença que pode ser prevenida com vacinação. Nesse caso, é preciso procurar um hospital veterinário para fazer a prevenção.

Todas as vacinas são importantes, incluindo a V11. A V8, por exemplo, garante imunização contra Adenovirose, Parvovirose, Parainfluenza Canina, Hepatite Infecciosa Canina, Cinomose, Coronavirose e Leptospirose Canina.

Para fazer a aplicação da V10, V11 e V12, também é indicado procurar um hospital veterinário, já que cada uma delas possui abrangência para alguns tipos de sorovares de leptospira. Cada região apresenta uma probabilidade maior para alguns tipos. Por isso, é preciso de apoio profissional para não fazer aplicação desnecessária de vacina.

Outra dose que pode ser importante para a saúde dos cães é contra giárdia. Não é uma vacina que cause imunidade, mas reduz consideravelmente os sintomas de giardíase. A aplicação é feita da seguinte maneira: uma dose a cada 15 dias, sendo duas doses no total. Converse com o veterinário para obter mais informações!

Conheça o Hospital Veterinário Chipi Care

Mesmo com as vacinas aplicadas, é sempre importante ficar atento a qualquer sinal de doença no seu animal de estimação. Se quiser saber mais, leia sobre como identificar problemas de saúde no animal. Além disso, é fundamental manter as visitas ao veterinário em dia. O Hospital Veterinário Chipi Care é referência na Zona Oeste do Rio de Janeiro em atendimento de qualidade a cães, gatos e animais silvestres. Conheça nosso site: https://hospitalchipicare.com

Comments are closed.