cachorro deitado na cama e coberto com a língua para fora | Como identificar problemas de saúde no animal

Como identificar problemas de saúde no animal?

Ter um animalzinho em casa é algo que proporciona muita felicidade para as pessoas. Para que eles vivam uma vida tão feliz quanto a sua por tê-los por perto, tenha em mente que animais são seres vivos e, portanto, estão suscetíveis a diversos tipos de doenças. Sendo assim, como identificar problemas de saúde no animal?

Para conseguir a resposta para essa pergunta, você veio ao lugar certo! É claro que os animais também ficam doentes, por isso é preciso ficar atento para saber quando é que isso está acontecendo, e tomar as medidas cabíveis para proteger a saúde e o bem-estar do seu amigo.

Como identificar problemas de saúde no animal

Animais são seres vivos, como foi dito, portanto, a maneira mais fácil de descobrir se eles têm algum problema de saúde é observando os sinais. O corpo dos animais dá sinais de que alguma coisa não está bem, qualquer problema reflete diretamente no comportamento do seu bichinho.

Nesse caso, mantenha-se atento, porque você é o único que pode ajudá-lo.

Ânimo

Pets costumam ser muito receptivos com seus tutores e quase sempre demonstram animação quando estão perto. Se você notou que seu bichinho está menos animado, algo pode estar errado.

Às vezes, algumas doenças, mesmo ataques de vermes, que são relativamente simples de se resolver, podem tirar toda a disposição do seu pet.

Focinho quente

Se achar que algo está errado com o seu pet, coloque a mão no focinho dele. Geralmente, quando animais estão com febre, eles podem apresentar um focinho com uma temperatura mais elevada do que o normal, e essa é uma forma bem fácil de identificar febre.

Aparência

Reparar na aparência do seu animal também ajuda a identificar problemas de saúde. Os pelos, quando o bichinho adoece, tendem a mudar de aspecto, e tornam-se um importante indicador do estado de saúde.

Além disso, unhas e dentes também dizem muito. Verifique se andam fortes como deveriam estar. Machucados e feridas pelo corpo também podem ser indícios de alergias, que, se não averiguadas, podem se desenvolver e agravar a situação do seu bichinho.

Apetite e problemas digestivos

Se você controla a alimentação do seu animal e percebe que ele anda sem apetite, isso é um sinal de possíveis problemas. É claro que um pet não deve comer demais, mas se ele não tem vontade nenhuma na sua hora de se alimentar, procure descobrir o que anda acontecendo.

Além disso, repare se o seu animal anda vomitando. Isso é um sinal definitivo de problemas de saúde.

Exames

Embora observar os sinais e o comportamento do seu animalzinho seja uma ótima maneira de descobrir se ele está com problemas de saúde, realizar exames e buscar ajuda de profissionais em uma clínica ou hospital veterinário é sempre a melhor opção.

Ao suspeitar de algo, leve-o até um veterinário e faça os exames necessários. É importante lembrar que é recomendado que se faça exames periodicamente, pois essa é melhor maneira de se investigar doenças que se manifestam no início silenciosamente, mas que depois dificultam muito o bem-estar do seu bichinho.

Além disso, a opinião de um profissional a partir de um exame que confirma o problema do animal é a forma mais segura de medicá-lo, porque, como você deve saber, medicar um animal sem prescrição não é nada recomendável.

Exames também servem para tirar todas as dúvidas e o peso da consciência de suspeitar que o seu companheiro está com algum problema de saúde. Mas, agora, você já sabe como identificar problemas de saúde no animal, então, fique atento!

Comments are closed.