Cachorro doente com termômetro | Quais são as doenças mais comuns em cachorros?

Quais são as doenças mais comuns em cachorros?

Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não goste de cães. Basta navegar pelas redes sociais para encarar uma avalanche de vídeos e fotos dos bichinhos. Um levantamento divulgado pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, indicou que 43% dos lares conta com um cãozinho. São mais de 52 milhões de animais.

Todo esse amor transformou os pets em verdadeiros membros das famílias. Eles deixaram de ocupar um espaço no quintal, para dominarem as salas e até os quartos dos seus donos. Outra coisa que cresceu bastante no país com o passar dos anos foi o cuidado com a saúde dos cães. Muitos profissionais se especializaram para aprimorar o atendimento ao melhor amigo do homem.

A internet também é uma ferramenta que auxilia o dono do bichinho a se informar sobre a saúde dos cães. Para te ajudar, preparamos um texto com as doenças mais comuns em cachorros!

Cinomose

Sintomas como perda de apetite, febre, vômito e diarreia, por exemplo, podem ser um sinal de que o seu pet está com cinomose. A doença é comum nos cães, principalmente nos filhotes menores de um ano de vida. Os mais afetados pelo vírus altamente contagioso estão na faixa etária de 3 a 6 meses. Geralmente, a transmissão é de animal para animal. Se não for pelo contato direto com um cão contaminado, acontece pelas vias aéreas.

Raças como Weimaraner e Husky Siberiano são mais suscetíveis ao vírus, mas vale lembrar que todos os cães estão sujeitos a contrair a doença. A imunização é feita através de vacinas para cães, como a V8.

Placa bacteriana

O mau hálito é só um dos indícios de que o seu cão pode estar com placa bacteriana. Outro sinal são os dentes amarelados, principalmente na região próxima à gengiva. A doença é provocada pela falta de higienização. Além de formar o tártaro, a placa bacteriana pode causar insuficiência renal, cardíaca, hepática e até artrites. A escovação é a única saída para evitar a doença, que não tem cura. O procedimento pode não ser muito agradável ao cachorro e, por isso, é importante visitar o hospital veterinário com frequência.

Parvovirose canina

Entre as doenças caninas mais comuns está a parvovirose canina. Ela é extremamente contagiosa e apresenta como sintoma a diarreia com sangue. O animal também apresenta perda de peso e vômito. A transmissão acontece a partir do contato com as fezes infectadas. Existem vacinas para cães, a fim de evitar o contágio, mesmo assim alguns animais podem contrair o vírus e até morrer.

Raiva

Ela é transmitida por meio do contato com outros animais. O contágio pode ser através de mordidas, arranhões e, até mesmo, lambidas. Não há cura para esse tipo de zoonose e, por isso, a melhor forma de evitar a doença é por meio de vacinas para cães. Os sintomas da raiva canina são perceptíveis: agressividade, paralisia e salivação em excesso.

Câncer canino

Assim como em humanos, o diagnóstico precoce é fundamental para a cura. Quanto mais cedo ele for descoberto, maiores são as chances. A tarefa requer muita atenção do dono, já que muitas vezes a doença não apresenta sintomas. Alguns tipos podem provocar no animal dor, dificuldades em evacuar as fezes e odores atípicos. Também é comum o aparecimento de caroços. A prevenção é a melhor forma de evitar o câncer. Usar protetor solar, por exemplo, em regiões mais expostas, como barriga e focinho, ajuda. Mas, para doenças em outras partes do animal, nada melhor do que aquela boa e rotineira visita ao médico veterinário.

Comments are closed.