healthy dog

Cachorro obeso? Saiba os riscos da obesidade em animais

A obesidade é um dos problemas de saúde mais comuns da atualidade. Normalmente causada por uma alimentação desbalanceada, essa doença causa diversos outros problemas e ainda dificulta tratamentos de outras doenças.

Mas, diferente do que muitos pensam, a obesidade não afeta somente os seres humanos. Também existe cachorro obeso e esse é um problema pouco tratado.

Hoje vamos falar com detalhes sobre a obesidade nos cães, como esse problema de saúde afeta a vida de seu companheiro, quais as causas e consequências dessa doença, seu diagnóstico e tudo que você precisa saber para cuidar bem do seu querido amigo e garantir que ele tenha uma vida saudável e plena.

O que é a obesidade nos cães?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a obesidade não está relacionada apenas ao excesso de peso. A retenção de líquido e o aumento da massa muscular também causam aumento de peso. A obesidade é o excesso de gordura no corpo e, para um cachorro obeso, não é diferente.

O diagnóstico da obesidade nos cães pode ser feito de duas formas. A mais comum é com a palpação do animal na região do tórax com o objetivo de identificar os sinais de excesso de gordura. Outros profissionais também fazem uma média de peso do animal para identificar se há alto grau de sobrepeso.

Causas da obesidade nos cães

Em humanos, a obesidade é, normalmente, causada por uma alimentação desbalanceada. Já nos cães, este é muito mais um fator de quantidade de alimento do que de qualidade, visto que animais normalmente se alimentam basicamente de ração.

Em aproximadamente 25% dos animais, fatores hormonais também podem ser um dos causadores da obesidade. Problemas hormonais podem aumentar a retenção de gordura e dificultar o emagrecimento. Solidão, depressão e estresse também podem aumentar esses problemas. Tudo isso pode ser agravado com a falta de exercícios.

As consequências da obesidade em cães

A obesidade pode trazer sérias consequências para os seres humanos, e isso não seria diferente também para nossos animais. Como eles não têm noção ou controle da própria saúde, é importante diagnosticar e tratar com antecedência a obesidade, para esse problema não levar a outros muito piores.

Maior risco em cirurgias em cachorro obeso

Em qualquer tipo de cirurgia pela qual seu cachorro precise passar, ele terá maiores riscos de complicações se estiver acima do peso. Além disso, um cachorro obeso precisa de maiores doses de anestesia, o que pode trazer complicações após o procedimento cirúrgico. Além disso, a gordura bloqueia a visibilidade de alguns órgãos durante a cirurgia.

Maior pressão sobre órgãos vitais

A gordura excessiva no corpo do seu animal pode causar diversos problemas de saúde que, inicialmente, podem ser bem difíceis de serem percebidos. Um dos problemas mais graves é a pressão que a gordura causa em órgãos vitais, como coração, rins e pulmões, além da possibilidade de danos nas articulações de seu cão.

Para evitar ao máximo esses problemas, é necessário tratar de forma preventiva. Consulte sempre um veterinário de confiança.

Agravamento e aumento de risco de certas doenças

Doenças graves no sistema respiratório do cão, grandes possibilidades de diabetes, infarto e diversos outros problemas graves podem acontecer devido a obesidade. Esses problemas podem ser agravados por condições externas, como um clima mais quente e seco, causando a fadiga do seu cão.

A saúde e o bem estar do seu filho de quatro patas são muito importantes. Mantenha as visitas à clínica ou ao hospital veterinário em dia.

Comments are closed.